quinta-feira, 5 de abril de 2018

(HQ) - TINTA FRESCA - DESTINO TRAÇADO



Oi gente! Presta atenção!

Hoje vamos trazer algo diferente.

QUEM DISSE QUE HQ NÃO É LITERATURA?!

Apresentamos a HQ brasileira TINTA FRESCA - Destino Traçado, de Digo Freitas e Vinícius Gressana.


E SE VOCÊ TIVESSE 
O PODER DE DAR
VIDA AOS SEUS
DESENHOS?

Ícaro é um adolescente problemático de 17 anos que pratica um hobby muito mal visto pela sociedade: o graffiti. Quando Arthur entra em sua vida e começa a ensiná-lo a ser um ilustrador profissional, as coisas até parecem se ajeitar um pouco. Porém ele recebe um poder que faz com que seus desenhos ganhem vida, tornando as coisas ainda mais complicadas. Surge então Natália, uma nova aliada, que mostra a ele que não está sozinho nessa!

Criada por Digo Freitas e produzida em parceria com Vinícius Gressana, Tinta Fresca: Destino Traçado é uma aventura de 112 páginas com combate ao crime, busca por justiça, relações familiares difíceis e amizades inesperadas.



Bom, essa é a premissa desta HQ belíssima!

Adquirimos a obra em 03/12/2016, durante a CCXP, em São Paulo, comprando diretamente dos seus criadores.


Naquela época não existia este blog ou qualquer intensão de cria-lo. Na verdade, já conhecia o trabalho do Vinícius Gressana, através do seu site Café do Feliz, mas principalmente pelos constantes elogios do seu amigo Thiago (conhecido "nas internet" como Zangado), cujo canal do YouTube acompanho desde o ano de 2012.

Como eu sabia que o Vinícius estaria na CCXP/2016, na Artists' Alley, aproveitei para conhecer o seu trabalho ao vivo.

O Artists’ Alley é um espaço para que quadrinistas consagrados do Brasil e de outros países, além de novos talentos e profissionais independentes, apresentem seus trabalhos. Os artistas interagem com seu público, autografam pôsteres e HQs, e ainda comercializam artes originais como prints, sketchbooks e outros materiais.

Vejam que mesmo sem o blog e sem qualquer pretensão, a minha atração pelo desconhecido já estava presente, buscando conhecer os independentes.

E foi assim que conheci essa HQ.

Confesso que não sou um grande entendido de HQ, mas sou, como leitor e escritor, tenho meus gosto por histórias. Os textos são simples, mas a história é diferenciada. O traço é bem bonito, não ficando atrás de qualquer quadrinista da Marvel ou DC.

E para falar e entender melhor sobre a obra, deixou o vídeo produzido pelo Digo, descrevendo a HQ.



O projeto foi financiado através do Catarse, que é uma plataforma de financiamento coletivo (ou crowdfunding) para projetos criativos, que vão dos mais simples até os mais elaborados, sendo a primeira plataforma de crowdfunding do Brasil.

Segue o link da campanha da época: https://www.catarse.me/tintafresca 

A HQ indicada ao 29° Troféu HQMIX na categoria “Melhor Publicação Independente – Edição Única”.

Ainda está vendendo? SIM. Você pode comprar no site do Digo Freitas ou na Amazon

SOBRE OS AUTORES

VINÍCIUS GRESSANA -  é ilustrador e quadrinista natural de Cuiabá/MT.

Formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Mato Grosso, em 2012 decidiu concentrar o esforço criativo na produção de webcomics com o Café do Feliz.

Desde então, publicou mais de 1000 tiras online, publicou de forma independente as zines High School Sux (2015) e Punk the System (2015), saídas diretamente das páginas do blog, contribuiu com a coletânea Webcomics Brasil Apresenta: Fliperamas (2015), que concorreu ao Troféu HQMix na categoria Publicação Independente de Grupo. Colaborou com a graphic novel Tinta Fresca – Destino Traçado (2016), da autoria de Digo Freitas, que concorreu também ao Troféu HQMix na categoria Publicação Independente – Edição Única.

O autor também participou como expositor em diversos eventos pelo país, tais como Fest Comix (SP), FIQ – Festival Internacional de Quadrinhos (MG), Bienal de Quadrinhos de Curitiba (PR) e Comic Con Experience (SP).


DIGO FREITAS - é ilustrador e quadrinista natural de Campinas/SP.

Produz desde 2010 histórias em quadrinhos impressas e para a internet, além de colaborar com o podcast Strippers e o grupo Webcomics Brasil no Facebook.

Foi colaborador da Revista MAD da Panini entre 2013 a 2015. Indicado 2 vezes ao Troféu HQMIX, por “Webcomics Brasil apresenta: Fliperamas” na 28ª edição (Melhor Publicação Independente de Grupo – 2016) e “Tinta Fresca: Destino Traçado” na 29ª edição (Melhor Publicação Independente Edição Única – 2017). Tem seus trabalhos com tirinhas publicados em livros didáticos de editoras como: Salesiano, Saraiva, Positivo, FTD, Moderna, Oxford University Press do Brasil, Access, Edições SM, entre outras.


FUTURO?

TINTA FRESCA: LINHA DE FRENTE - será uma HQ de 112 páginas coloridas com 92 páginas de história de uma aventura sobre união, liberdade e decisões difíceis. Este é um volume independente e não é necessário ler o anterior para entender os acontecimentos deste. 


No dia 24 de Abril de 2018 terá inicio a campanha de financiamento coletivo dessa nova HQ. A adolescência ficou para trás e a vida adulta obriga os dois a escolherem se vão entrar na luta que seus mestres começaram ou tentar seguir suas vidas normalmente. Por causa de suas escolhas, Ícaro acaba preso, desta vez de verdade, e Natália se esconde em um local ermo para fugir desta nova ameaça. Dois novos Dons surgem para ajudar e uma nova batalha contra dois vilões autoritários se inicia!

Então, é isso!

Lambidas para vocês!🐾

10 comentários:

  1. Que bacana essa hq, nossos autores são muito talentosos e merecem cada vez mais reconhecimento. Fiquei lendo a sinopse e imaginando que poderia virar uma série, bem ao estilo das adaptações da DC exibidas pela Netflix. Seria um sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Não é o meu tipo de leitura preferido. Mas, por falta de hábito mesmo pois quuando eu comecei a ler eu adorava gibi.

    xoxoxo

    ResponderExcluir
  3. Eu sou apaixonada por HQ's. E eu gostei muito do seu questionamento: e eu te digo, em opinião pessoal, que não entendo uma classificação diferenciada, porque é literatura. O que define o que é literatura? São letras? Tem letra. É história? Tem também. Não entendo mesmo.

    Adorei a dica e achei bacana o projeto ter começado no Catarse, lá tem muita coisa legal. Infelizmente, só pude ajudar uma vez, foi num livro do Lovecraft. Achei a história promissora e bacana! <3

    ResponderExcluir
  4. Olá! Q coisa linda o trabalho deles. Os traços dessa HQ são incríveis, as cores também são incríveis e bem escolhidas. Além de tratar desse assunto da pichação, que eu acho ser uma arte linda inclusive, mas que infelizmente é realmente mal visto pela socideade. Gostaria de ler.

    - Abraço,
    Diego || Blog Vida & Letras ♥
    www.vidaeletras.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu amo HQS e já estou querendo, fiquei super curiosa e com certeza vou procurar pra comprar.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Muito bom!
    Amo desenho breve breve estarei criando algo de blog voltado para ilustração

    ResponderExcluir
  7. Oi Juju! Ai, mt legal saber de uma HQ e ainda por cima, nacional! E, confesso, fiquei com uma pontinha de inveja da sua compra na CCXP. Acho importante que mais gêneros ganhem espaço no mercado nacional, ainda mais HQs. Fiquei feliz do evento dar esse destaque. Fiquei bem curiosa, pelos traços do artista e pela premissa da história. Beijos

    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. Post maravilhoso!
    Poxa, q maravilha vermos um blog falando sobre HQ nacional!
    Meu deus, eu vivi pra ver isso!
    Q prazer... vou procurar hj pra comprar!

    ResponderExcluir
  9. Não sou muito de ler HQ's mas adorei seu post, e saber mais sobre esse universo, e principalmente em saber que tem nacionais de qualidade. Parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Olá! Conheço alguém que vai amar ler esse HQ.. Gostei muito da dica pois alem da ilustração ser linda ainda tem uma premissa muito interessante! Bem bacana o trabalho do autor!!

    Beijos,

    ResponderExcluir