quarta-feira, 18 de abril de 2018

CLÁSSICOS #1: A Paixão Segundo GH, Clarice Lispector

Oi gente! Presta atenção!

Seguindo com as novidades do blog, hoje trazemos o CLÁSSICOS #1, onde apresentaremos os clássicos da literatura brasileira.

E começamos com Clarice Lispector e o seu livro A Paixão Segundo G.H.


DESCRIÇÃO: O enredo trata de uma mulher identificada apenas pelas iniciais G.H., que depois de demitir a empregada e tentar limpar seu quarto, relata a perda da individualidade após ter esmagado uma barata na porta de um guarda-roupa.

No dia seguinte ela narra a própria impotência de escrever o episódio. A história se organiza em capítulos de sequência sistemática - cada um começa com a mesma frase que serve de fechamento ao anterior. A interrupção, assim, é elemento de continuidade, numa representação simbólica do que é a experiência de G.H.

G.H. sai de sua rotina civilizada e lança-se para fora do humano, reconstruindo-se a partir desse episódio. A protagonista vê sua condição de dona de casa e mãe como uma selvagem. Clarice escreve: "Provação significa que a vida está me provando. Mas provação significa também que estou provando. E provar pode se transformar numa sede cada vez mais insaciável."




______________ SOBRE A AUTORA _____________

Clarice Lispector nasceu no ano de 1920, em Chechelnyk, cidade da Ucrânia, mas veio cedo para o Brasil, após a sua família, judaica, perder suas rendas com a Guerra Civil Russa e se viu obrigada a emigrar em decorrência da perseguição a judeus que estava sendo pregada então, resultando em diversos extermínios em massa. 

Clarice dizia não ter nenhuma ligação com a Ucrânia: "Naquela terra eu literalmente nunca pisei: fui carregada de colo".

Morou em Maceió, Recife e Rio de Janeiro. Estudou Direito na UFRJ, apesar de, na época, ter demonstrado mais interesse pelo meio literário.

Começou como tradutora, logo se consagrou como escritora, jornalista, contista e ensaísta, tornando-se uma das figuras mais influentes da literatura brasileira e do modernismo e sendo considerada uma das principais influências da nova geração de escritores brasileiros, sendo considerada uma das escritoras brasileiras mais importantes do século XX e a maior escritora judia desde Franz Kafka. Sua obra está repleta de cenas cotidianas simples e tramas psicológicas, sendo considerada uma de suas principais características a epifania de personagens comuns em momentos do cotidiano.

Suas principais obras marcam cada período de sua carreira. Perto do coração selvagem foi seu livro de estreia; Laços de família, A paixão segundo G.H., A hora da estrela e Um sopro de vida são seus últimos livros publicados. Faleceu em 1977, um dia antes de completar 57 anos, em decorrência de um câncer de ovário. Deixou dois filhos e uma vasta obra literária composta de romances, novelas, contos e crônicas.

__________ 50 ANOS ___________

A Paixão Segundo G.H. foi lançado em 1964 e no ano de 2014, a obra completou 50 anos. Assim, deixamos um vídeo comemorativo do canal TVU Recife, falando mais sobre essa obra referencia da carreira de Clarice.



Assim como os demais títulos de Clarice Lispector, a editora Rocco lançou uma edição bem bacana, recebendo novo tratamento gráfico e passou por rigorosa revisão de texto, feita pela especialista em crítica textual Marlene Gomes Mendes, baseada em sua primeira edição.

O livro está à venda na versão física e e-Book no site da Amazon.

Lambidas para vocês!🐾

Nenhum comentário:

Postar um comentário