sábado, 13 de janeiro de 2018

LIVROS ADAPTADOS PARA O CINEMA EM 2018 - JANEIRO

Oi gente! Presta atenção!

A adaptação das obras literárias para o cinema ou televisão é mais comum do que muitas pessoas pensam.Inclusive, o principal prêmio da indústria cinematográfica internacional, o Oscar, criou um prêmio específico para a categoria de melhor roteiro adaptado no ano de 1929, há quase 90 anos.

Este prêmio é entregue para o filme cujo roteiro foi adaptado de outra fonte (geralmente um romance, uma peça de teatro, um conto, uma série de televisão ou em, alguns casos, outro filme). Todas as sequências são consideradas adaptações por esse padrão (já que uma sequência deve ser baseada em uma história original).

Não há a obrigatoriedade da obra cinematográfica possuir o mesmo título da obra adaptada.

Nós temos como exemplos literários: O Senhor do Anéis, de J. R. R. Tolkien, adaptada em animação em 1978 e a trilogia em live action nos anos de 2001, 2002 e 2003; Strange Case of Dr Jekyll and Mr Hyde, de Robert Louis Stevenson, adaptado para o filme O Médico e o Monstro de 1931; a série de livros Mary Poppins, de P. L. Travers, adaptada para o filme de 1964, Mary Poppins; entre outras.

Contudo, nos últimos anos estamos percebendo uma crescimento no número de livros adaptados ao cinema, as vezes quase que simultâneos ao lançamento da obra original, como foi o caso do livro Inferno do escritor Dan Brown.

O ano de 2018 não será diferente. Teremos muitos livros adaptados ao cinema e séries.

Vamos ver se consegui listar as estreias de JANEIRO/2018?


O TOURO FERDINANDO  (ESTREOU EM 11/01/2018)


O livro infantil The Story of Ferdinand é a obra mais conhecida do autor americano Munro Leaf, cujas ilustrações, na época de seu lançamento, foram feitas pelo ilustrador americano Robert Lawson.

Lançado nove meses antes da eclosão da Guerra Civil Espanhola (17 de julho de 1936 – 1 de abril de 1939), conta a história do touro Ferdinando, que prefere cheirar as flores ao invés de lutar em touradas. Convocado para atuar nas touradas, Ferdinando evita as provocações tanto do toureiro quanto da plateia, pois, para ele, era mais divertido a vida no campo e viver em paz com a natureza.

O autor teria escrito a história em uma única tarde, no ano de 1935, sob encomenda do ilustrador Robert Lawson. Em 1938, a Walt Disney Company adaptou o romance com sucesso para o curta-metragem Ferdinand the Bull, que lhe rendeu o Oscar na categoria.


No ano de 2018 Ferdinando volta aos cinemas com uma nova adaptação, agora na versão do brasileiro Carlos Saldanha, responsável pelas animações Era do Gelo e Rio.

Ferdinando é um touro com um temperamento calmo e tranquilo, que prefere sentar-se embaixo de uma árvore e relaxar ao invés de correr por aí bufando e batendo cabeça com os outros. A medida que vai crescendo, ele se torna forte e grande, mas com o mesmo pensamento. Quando cinco homens vão até sua fazenda para escolher o melhor animal para touradas em Madri, Ferdinando é selecionado acidentalmente.



A LIVRARIA (ESTREOU EM 11/01/2018)


Este segundo romance da autora inglesa Penelope Fitzgerald e foi o primeiro a figurar entre os finalistas do prêmio Booker Prize.

Em uma pequena cidade costeira da East Anglia, onde Florence Green, enfrentando a cortês mas implacável oposição local, decide abrir uma livraria. "Ela possuía um coração bondoso, mas isso não era lá muito útil, quando se tratava de autopreservação." Hardborough torna-se um campo de batalha, como acontece facilmente com as cidades pequenas. Florence tenta mudar a maneira como as coisas sempre foram feitas e, como resultado, tem de enfrentar não apenas as pessoas que se fazem de importantes, mas também forças naturais e até mesmo sobrenaturais. Esta é uma história para todos que se sentem tratados pela vida de uma forma menos justa que a merecida.

O ESTRANGEIRO (ESTREOU EM 11/01/2018)


The Chinaman (no Brasil, O Estrangeiro) é um suspense escrito pelo britânico Stephen Leather e publicada pela primeira vez em 1992.

A obra narra a história de um vietnamita que perde sua família em um ataque terrorista baseado no bombardeio da loja de departamento Harrods em Londres. Tendo sido desviado pelas autoridades, o homem, um antigo assassino Viet Cong, viaja para a Irlanda e caça os homens responsáveis.

Infelizmente o livro não foi traduzido para o português e a probabilidade disso acontecer é baixa, visto que o filme não está em grande circulação no país, apesar do elenco.

Sob direção de Martin Campbell (007 - GoldenEye e Casino Royale;) e estrelado por Jackie Chan e Pierce Brosnan, O Estrangeiro conta a história de Quan (Jackie Chan), dono de um típico restaurantes chinês em Londres, capital da Inglaterra. Após um misterioso ataque de um grupo de terroristas irlandeses ao seu estabelecimento, ele tem sua vida e família devastadas. Sem muito apoio da polícia local, ele vai buscar vingança com suas próprias mãos.



ME CHAME PELO SEU NOME (ESTREIA 18/01/2018)


Call Me by Your Name é um romance escrito pelo estadunidense, nascido no Egito, André Aciman,  publicado no ano de 2007, que segue um caso de amor entre um jovem judeu ítalo-americano de dezessete anos e um estudante judeu de vinte e quatro anos. Ambientado na Itália da década de 1980, a narrativa perpassa vinte anos da história de Elio Perlman e Oliver.

Dirigido por Luca Guadagnino e estrelado por Armie Hammer (The Lone Ranger), o filme segue a mesma vertente do livro,onde o sensível e único filho da família americana com ascendência italiana e francesa Perlman, Elio (Timothée Chalamet), está enfrentando outro verão preguiçoso na casa de seus pais na bela e lânguida paisagem italiana. Mas tudo muda quando Oliver (Armie Hammer), um acadêmico que veio ajudar a pesquisa de seu pai, chega.



MAZE RUNNER: A CURA MORTAL (ESTREIA 25/01/2018)

The Death Cure (no Brasil, A Cura Mortal) é um livro de ficção científica distópica escrita pelo americano James Dashner, sendo o terceiro livro da Trilogia Maze Runner, uma saga contendo 06 livros: Correr ou Morrer (2010); Prova de Fogo (2011); A Cura Mortal (2012); Ordem de Extermínio (2013); Arquivos (2014); e O Código da Febre (2016).


No final de 2005, Dashner havia publicado quatro livros para completar sua saga ”The Jimmy Fincher”, que foi lançada por uma pequena editora regional. Sua editora queria que ele escrevesse outro livro para eles, mas Dashner decidiu que iria escrever para uma editora nacional em vez dela.

Em novembro daquele ano, ele teve uma ideia, ao ir para a cama dormir: "um grupo de adolescentes que vivem dentro de um labirinto insolúvel cheio de criaturas horrendas, no futuro, em um mundo distópico sombrio. Seria um experimento, para estudar sua mentes. Coisas terríveis seriam feitas a eles. Coisas horríveis. Completamente sem esperança. Até que as vítimas viram tudo de cabeça para baixo."

Dessa ideia nasceu The Maze Runner (no Brasil, Maze Runner: Correr ou Morrer), o primeiro livro, inicialmente de uma trilogia de ficção científica distópica. O livro foi publicado mais tarde em 2009.

Em um futuro, meio apocalíptico, meio utópico, o jovem Thomas é escolhido para enfrentar o sistema. Ao acordar dentro de um escuro elevador em movimento, ele não consegue se lembrar nem de seu nome. Na comunidade isolada em que foi abandonado, ele conhece outros garotos que passaram pelo mesmo. Para conseguir escapar, Thomas precisa descobrir os sombrios segredos guardados em sua mente e correr muito.

A Fox lançou uma adaptação cinematográfica para o livro, intitulada The Maze Runner – Maze Runner: Correr ou Morrer (PT/BR) –, em 19 de Setembro de 2014.

Em 18 de setembro de 2015 estrearia a continuação, Maze Runner: Prova de Fogo (BR).

O terceiro filme ao invés de ser lançado em setembro de 2016, teve sua estreia programada para 12 de janeiro de 2018, visto que as gravações iniciaram em fevereiro de 2016, mas em março, Dylan O'Brien (Thomas) sofreu um acidente enquanto gravava, Dylan sofreu lesões sérias e ficou meses de repouso.

Em A Cura Moral, Thomas (Dylan O' Brien) embarca em uma missão para encontrar a cura para uma doença mortal e descobre que os planos da C.R.U.E.L podem trazer consequências catastróficas para a humanidade. Agora, ele tem que decidir se vai se entregar para a C.R.U.E.L e confiar na promessa da organização de que esse será seu último experimento.

Como foi dito, a série Maze Runner foi concebida como uma trilogia. Então como tem 06 livros? Os livros Ordem de Extermínio, Arquivos (2014) e O Código da Febre (2016) são complementares, funcionando como um prequels da trilogia.



ELLA E JOHN (ESTREIA 25/01/2018)

The Leisure Seeker é um filme de drama ítalo-estadunidense dirigido e escrito por Paolo Virzì, Franceso Piccolo, Francesa Archibugi e Stephen Amidon, baseado no romance homônimo de Michael Zadoorian. Estrelado por Donald Sutherland, Helen Mirren, Kirsty Mitchell, Christian McKay e Robert Pralgo, estreou no Festival Internacional de Cinema de Veneza em 3 de setembro de 2017, mas sua estreia no Brasil está marcada para 25/01/2018.

Infelizmente o livro não possui tradução no Brasil e, assim como muitos, não deve chegar a ter, pois o filme não está em grande circulação no país.



ARTISTA DO DESASTRE (ESTREIA 25/01/2018)



The Disaster Artist (no Brasil, Artista do Desastre) é um livro não ficcional escrito pelo ator, modelo e escritor estadunidense Gregory "Greg" Sestero, onde narra fatos da sua vida e experiência na produção do filme que o lançou no mainstream (é um termo inglês que designa o pensamento ou gosto corrente da maioria da população. É muito utilizado atualmente referindo-se às artes em geral)


O autor é mais conhecido por seu papel como Mark no filme de 2003 The Room.

No filme, Greg Sestero (Dave Franco) se aproxima do excêntrico Tommy Wiseau (James Franco) após uma aula de atuação e os dois desenvolvem uma intensa amizade ancorada no sonho em comum de fazer sucesso nas artes dramáticas. Juntos eles partem para Hollywood, onde Tommy, cansado de ser rejeitado em testes, decide produzir, financiar, dirigir, escrever e protagonizar - ao lado do melhor amigo - o longa-metragem que o catapultará ao estrelato: "The Room".

Novamente, o livro não possui tradução para o português.


SEM FÔLEGO (ESTREIA 25/01/2018)


Wonderstruck (no Brasil, Sem fôlego) foi escrito e ilustrado pelo americano Brian Selznick, mais conhecido por ilustrar livros infantis, principalmente pela obra A invenção de Hugo Cabret, o qual também foi adaptado para o cinema, sendo indicado para diversas categorias do Oscar, inclusive melhor filme.

O livro conta as histórias de duas crianças distanciadas por meio século se entrelaçam em simetria- uma em palavras, outra em imagens. Em silêncio, o menino sofre com a ausência do pai, e a menina acompanha de longe a carreira da mãe famosa. Ambos sonham com uma vida diferente, até o dia em que decidem fugir de casa e aventurar-se em uma busca desesperada por aquilo de que mais sentem falta.

No filme, em Gunlint, Minnesota, no ano de 1977. Ao atender um telefonema, o garoto Ben (Oakes Fegley) é atingido pelo reflexo de um raio, que caiu bem em sua casa. Esta situação faz com que seja levado a um hospital em Nova York, onde descobre que não consegue mais ouvir um som sequer. Em 1927, a jovem surda Rose (Millicent Simonds) foge de sua casa em Nova York para encontrar sua mãe, a consagrada atriz Lillian Mayhew (Julianne Moore). A vida destes dois garotos que não conseguem mais ouvir está interligada a partir de um livro de curiosidades, que os leva ao Museu de História Natural.



A MELHOR ESCOLHA (ESTREIA 25/01/2018)


Last Flag Flying (no Brasil, A melhor escolha) é um filme de comédia e drama americano dirigido por Richard Linklater com um roteiro de Linklater e Darryl Ponicsan, baseado no romance de 2005 deste último, estrelado por Steve Carell, Bryan Cranston e Laurence Fishburne como três veteranos da Guerra do Vietnã que se reúnem depois que um de seus filhos é morto na Guerra do Iraque .

O romance de Darryl Ponicsan é uma sequela de sua novela de 1970, The Last Detail , que cobriu os mesmos personagens no início de suas vidas.

Por sua vez, The Last Detail (no Brasil, A Última Missão), também adaptado para o cinema em 1973 e estrelado por Jack Nicholson . Por esse motivo, A Melhor Escolha foi descrito como uma sequência não oficial da adaptação cinematográfica de 1973, The Last Detail.

Anos depois de terem levado Meadows (Steve Carell) para a prisão, os marinheiros Buddusky (Bryan Cranston) e Mulhall (Laurence Fishburne) recebem uma ligação do velho amigo pedindo que ambos o ajudem a trazer para casa o corpo do filho que foi morto na Guerra do Iraque.

O livro não possui tradução para português.



Bom gente, estes são os livros adaptados para o cinema em Janeiro de 2018. Logo, logo eu posto os meses seguintes, tá bom?!

Lambidas para vocês! 🐾